O QUE ESTOU LENDO

Clarice Lispector - todos os contosNada melhor que começar o ano se deliciando com o que há de mais refinado na literatura nacional. E não há jeito mais saboroso de fazer isso do que lendo esse compêndio inédito. Clarice Lispector – Todos os Contos é o nome da obra.

Imagine ter acesso – e numa tacada só – aos 85 contos da escritora mais emblemática, pitoresca e avassaladora que já viveu neste Brasil.

E melhor: eu ainda, através desse livro, estou entrando nativamente em contato com uma tipologia textual que vem sendo cada vez mais requisitada nas questões de português dos concursos públicos. Isso não tem preço.


blink

O título Blink – A decisão num piscar de olhos pode sugerir algum tratado de autoajuda, mas na verdade, o livro analisa a importância do que chamamos de intuição.

Trata das decisões instantâneas da parte do nosso cérebro conhecida como “inconsciente adaptável”, capaz de realizar raciocínios imediatos e chegar a conclusões antes que tomemos noção consciente do que está acontecendo.

Bem, eu, particularmente, acredito que esse conceito possa ser aplicado na resolução de questões de concursos [mas ainda estou tecendo essa tese].

Isso mesmo! Sabe quando você, diante de sua prova, bate o olho na questão e alguma coisa lhe diz com muita convicção – mesmo que você não saiba exatamente o que está lhe dizendo – que x é x e não y?

Então, esse é o fenômeno! E aparentemente, por uma análise estatística grosseira de minhas experiências, o ideal, NESSES CASOS, é confiar na intuição imediata e não revisar a questão ao finalizar a prova [mas como eu disse, eu ainda estou construindo essa teoria para concursos].


a história do mundo pra quem tem pressaSe você também é um curioso assumido e gosta de ser um eclético quanto a tudo [saber o básico do não essencial] e um sabichão das coisas mais elementares da vida [dominar o conteúdo daquilo que é indispensável], então, esse livro não pode faltar em sua estante.

A História do Mundo Pra Quem Tem Pressa é um livraço que conseguiu, como poucos de sua alçada, comprimir 5000 anos de história em um bloco de 200 páginas.

Dá pra acreditar? Não né! A saída é adquiri-lo e presenciar essa façanha com os próprios olhos. Nesse caso, uma ótima leitura pra você, concursólogo!